Chirac diz que consumo de aves na França está se recuperando 3u722i

O presidente francês, Jacques Chirac, garantiu nesta segunda-feira (01) que o país registrou uma recuperação no consumo de aves e seus derivados após o temor pelos efeitos da gripe aviária. 3ab38

Durante um ato no Palácio do Eliseu pelas comemorações de 1º de maio, Chirac assegurou que “a confiança dos consumidores está se restabelecendo”, após a França ter sido um dos países onde se detectaram casos positivos do vírus H5N1.

Mais de 60 casos, em sua maioria no departamento de Ain, levaram a uma queda de 25% a 30% no consumo de produtos avícolas, segundo dados dos empresários do setor, que informaram de prejuízos milionários e obrigaram o Governo a conceder 63 milhões de euros em subsídios.

Nos últimos meses, a situação permitiu aliviar as medidas de controle e isso influi na percepção dos consumidores, como constatou hoje Chirac, que ressaltou ainda o esforço dos empresários avícolas, que “assumiram as conseqüências em suas contas”.

O presidente francês declarou que, desde o começo da crise da gripe aviária, sempre usa produtos avícolas nos almoços oficiais no Palácio do Eliseu e se disse surpreso com o fato de que a Prefeitura de Chicago proibiu os restaurantes da cidade de servir pratos com foie-gras. (Efe/ Estadão Online)