O físico José Goldemberg ganha o Prêmio Zayed de Energia do Futuro (Zayed Future Energy Prize) na categoria Life Achievement, concedido a profissionais de destaque na área de energia renovável. O prêmio de US$ 500 mil foi entregue pelo xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi em uma cerimônia na capital dos Emirados Árabes Unidos. 1o2k65
“Fiquei irado por ter recebido o prêmio, porque não só é um reconhecimento do trabalho científico que tenho feito, mas também de que a bioenergia é um ingrediente importante para um futuro sustentável”, diz Goldemberg.
Segundo Goldemberg, nos anos anteriores – esta é a quinta edição do Zayed de Energia do Futuro – eram laureados trabalhos em energia fotovoltaica e eólica e sobre conservação de energia. “É a primeira vez que eles premiam alguém cujo trabalho principal não foi nessa área, mas em bioenergia, o que chama atenção, porque se trata de um prêmio concedido no Oriente Médio”, afirma o físico em entrevista à Agência Fapesp.
O júri foi composto por personalidades como o presidente da Islândia, Ólafur Ragnar Grímsson, a ex-reitora do Massachusetts Institute of Techology (MIT) Susan Hofkfield e o ator e ativista norte-americano Leonardo DiCaprio. Foram avaliados o impacto, a inovação, a visão a longo prazo e a liderança nas áreas de energia renovável e sustentabilidade ao longo da carreira dos indicados. (Fonte: Portal Terra)