Orangotango fêmea leva 74 tiros e sobrevive 1t641

Orangotango foi gravemente ferida na província de Achém, na Indonésia. (Foto: Facebook / Programa de Conservação do Orangotango de Sumatra )
ORANGOTANGO FOI GRAVEMENTE FERIDA NA PROVÍNCIA DE ACHÉM, NA INDONÉSIA. (FOTO: FACEBOOK / PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO ORANGOTANGO DE SUMATRA )

Uma orangotango fêmea foi resgatada gravemente ferida na província de Achém, na Indonésia. Seu filhote foi encontrado desnutrido em uma plantação de óleo de palma. A mãe foi baleada em um total de 74 vezes com uma arma de ar comprimido, ficando cega e com uma série de ferimentos, mas o socorro de uma equipe de veterinários chegou a tempo, a ajudando a sobreviver. 26s4q

De acordo com a Associated Press, o filhote de apenas um mês de idade, no entanto, morreu a caminho da clínica veterinária. A mãe dele, que foi atendida pelos profissionais, recebeu o nome de “Hope” (“Esperança”, em inglês) por parte da equipe.

Os especialistas do Centro de Informação dos Orangotangos  e do Programa de Conservação do Orangotango de Sumatra fizeram um exame de raio-x na orangotango fêmea, detectando quatro balas em seu olho esquerdo e duas no direito. Ela também sofreu fraturas ósseas e foi esfaqueada com uma ferramenta afiada.

Raio-X da orangotango Hope. (Foto: Facebook / Programa de Conservação do Orangotango de Sumatra )
RAIO-X DA ORANGOTANGO HOPE. (FOTO: FACEBOOK / PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO ORANGOTANGO DE SUMATRA )

Hope ou por uma cirurgia e os veterinários conseguiram remover um total de sete balas. Ela está se recuperando da operação na unidade de cuidado intensivo no Centro de Reabilitação de Quarentena de Sumatra do Norte.

Orangotango a por cirurgia após levar 74 tiros (Foto: Facebook / Programa de Conservação do Orangotango de Sumatra )
ORANGOTANGO A POR CIRURGIA APÓS LEVAR 74 TIROS (FOTO: FACEBOOK / PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO ORANGOTANGO DE SUMATRA )

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, os orangotangos de Bornéu e Sumatra – que é a região onde Hope foi encontrada – estão na lista das espécies em perigo crítico. Uma grande ameaça à vida desses animais é a indústria do óleo de palma da Indonésia e da Malásia, que tem destruído o habitat da espécie.

Um estudo ainda chegou a mostrar que, em Bornéu, a população de orangotangos diminuiu em 100 mil indivíduos entre 1999 e 2015, principalmente devido à atividade humana.

“Esperamos que a Hope e desse período crítico”, desejou a veterinária Yenny Saraswati, do Programa de Conservação de Orangotangos de Sumatra. “Mas ela não poderá ser libertada na natureza novamente.”

Fonte: Revista Galileu